vendas

Como configurar o módulo fiscal

  • By Targo
  • October 23, 2023 - 2 min read
banner

Para configurar o fiscal, é necessário:

Ter um certificado A1 em formato PFX. Ter o código de segurança do contribuinte(CSC) de homologação e de produção. Ter inscrição estadual.

O que é o certificado A1?

O certificado digital é a assinatura digital da pessoa jurídica. No Fabcria damos suporte ao certificado do tipo A1, onde não é necessário nenhum dispositivo físico conectado a um computador. Ele precisa estar no formato PFX.

O que é CSC de homologação e de produção?

O Código de Segurança do Contribuinte é um código alfanumérico de 36 caracteres que serve para gerar o QR Code da NFC-e e garantir a autenticidade do DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica). Ele é obrigatório para a emissão de cupom fiscal (NFC-e). O CSC pode ser obtido na SEFAZ de cada estado.

No menu do sistema, clique em fiscal > configurações:

Clique em “configurar” a etapa 1 para começar a configuração do módulo.

O primeiro passo é configurar os dados de sua empresa, como CNPJ, endereço e inscrição estadual. É importante preencher todos os campos. Clique em salvar e vamos configurar na segunda etapa.

Na segunda etapa, é hora de realizar o upload do Certificado Digital A1. O certificado A1 precisa estar em formato pfx. Adicione a senha do certificado digital e ative o botão “ATIVAR NFC-e". O CSC de produção é obrigatório para emissão de NFC-e, caso não tenha o de homologação, repita o CSC de produção nesse campo. Ative também o botão “ambiente de produção ativo”. Clique em salvar.

Na etapa 3, o fabcria sugere uma configuração, print e envie para a contabilidade confirmar ou alterar os dados.

Se a contabilidade solicitar trocar alguma configuração, clique na informação que deseja alterar, faça a alteração e salve.

Para finalizar, clique em configurar a série e numeração das notas. Caso já tenha emitido notas em outro sistema, use a série 2 ou 3 para não ocorrer duplicidade de notas. Caso nunca tenha emitido nota use a série 1. Clique em salvar.

Com as configurações finalizadas, já é possível emitir nota no fabcria!